Projeto

Geração de Samuel

Geração de Samuel

Tipo de Proteção: Proteção Social Básica.

Público alvo: Crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

Faixa etária: 6 a 17 anos

Período: Desde janeiro de 2018 a Caverna de Adulão desenvolve o projeto Geração de Samuel, aos sábados, das 08:00 ás 17:00 hrs.

Objetivo: Oferta de oficinas esportivas, culturais, reforço escolar, Idiomas, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para atendimento 50 crianças/adolescentes que se encontra em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.

Parcerias estabelecidas:  Membros da Sociedade Civil e entidades parceiras.

 

Apresentação do Projeto   

O Projeto Geração de Samuel nasce no escopo das diversas ações da Casa de Apoio a Vida – Caverna de Adulão, sua construção mantem o foco na garantia dos direitos da criança e do adolescente foi pensada e estruturada de forma coletiva a partir de uma articulação e envolvimento do segmento e privados...

...onde a entidade BASE MOVIMENT disponibilizaria seu espaço, ferramentas e expertises, num movimento de cooperação e fortalecimento de vínculos comunitários.

Entende-se que as ações compartilhadas podem ser a ferramenta que alavanque o desenvolvimento das organizações e através delas o desenvolvimento de diversas crianças e adolescentes.   Deste modo, a partir de 2018, o Projeto “Geração de Samuel” passou a executar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV para crianças/adolescentes.

Ao longo do tempo, percebemos também, que o público atendido apresentava múltiplas situações de vulnerabilidades e que consequentemente, nosso trabalho teria que se ampliar, a fim de contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes atendidos, visto que estão constantemente expostos a situações de risco.

As intervenções pautam-se em experiências lúdicas, culturais e esportivas como forma de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, por meio de diversas oficinas que oportunizem a convivência social, a participação...

...cidadã e a formação geral para o mundo, para o que essas crianças e adolescentes possam ter um desenvolvimento mais saudável no aspecto físico, mental, moral e social, em condições de liberdade e dignidade.

Dessa forma, o projeto tem como principal atividade o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com atividades socioeducativas, e oficinas complementares como: Dança, Canto, Inglês, Espanhol, Jiu-Jítsu, Oficina de Conhecimento, Oficina Socioeducativa e Oficina de Robótica.

Tratando-se de oficinas e considerando os objetivos a serem alcançados, a equipe definirá número de participantes por grupo, de forma a garantir um ambiente acolhedor, criando condições para que todos se manifestem e compartilhem experiências.

Em suma, o Projeto “Geração de Samuel” se deu devido a uma necessidade iminente de que houvesse ferramentas e meios que possibilitassem uma mudança no contexto social através da ótica da educação e do conhecimento para as crianças e adolescentes do Município de Bertioga.

 

Casos de Sucesso